sábado, 28 de julho de 2012

XV PASSEIO- MEIA MARATONA- BTT TRILHOS DO ALVIELA

NOTA DE IMPRENSA
Com vista a encerrar o projecto de 2012 a organização informa que na 15ª edição do passeio BTT TRILHOS DO ALVIELA, estiveram presentes cerca de trezentos participantes somando as participações nos 10km, 20km e 40km. Sendo o número de participações ligeiramente inferior a anterior edição não sendo alheia a este facto a actual conjuntura que o país vive, consideramos que o balanço geral é ainda muito positivo ,tendo em conta tratar-se de uma organização amadora e com objectivos sociais bem definidos. Vai ser possível com a verba realizada adquirir um fogão novo para a cantina de apoio social.
Para além da promoção da terra e da região, os trilhos do Alviela são já considerados pela critica como os trilhos mais bonitos da região pelo excelente traçado de 42,150m que se desenvolvem nas margens e encostas do rio Alviela no troço compreendido entre Vaqueiros e a nascente Olhos de água. Culminou esta iniciativa com um agradável almoço convívio servido a mesa com a maioria dos participantes no Páteo típico da freguesia sendo servido um prato típico e as grelhadas mistas com saladas, arroz doce e a deliciosa meloa produzida em Vaqueiros, acompanhado com pão caseiro produzido no forno a lenha que ali existe e com a farinha produzida na moagem Pitorro situada na margem direita do rio Alviela. Durante o almoço foram entregues os prémios aos primeiros classificados de cada escalão e sorteados dezenas de brindes patrocinados por oficinas e lojas da especialidade da região de Santarém e oeste.
É importante realçar o patrocínio das Águas de Santarém um novo parceiro, tendo em conta o seu papel na proteção do Rio Alviela lançando aqui uma campanha apelando ao consumo da água da torneira garantindo a qualidade da mesma. Estiveram presentes mais uma vez alguns ciclistas de renome como Marco Chagas e a sua equipa que aproveita este evento para manter a sua excelente forma e representantes de muitas equipas de todo o Ribatejo como Os Águias de Alpiarça mas também da zona de Lisboa Cascais e Setúbal Montijo e Pinhal Novo Alcanena, Moita, Abrantes, Torres Novas, Lamego, Foz do Arelho, Caldas da Rainha, Pombal Ourém ,Salvaterra de Magos, Santarém, Barquinha Almeirim, Queijas, Cartaxo Tomar, Alpiarça Golegã,… Relativamente ao modo como decorreram os passeios e as provas, não estamos totalmente satisfeitos na componente competitiva, por isso em próximas edições esta componente poderá ser retirada ou mantida através de uma nova parceria, pois ela exige uma logística muito rigorosa a falha de um pormenor põe em causa toda a prova. Neste campo alguns atletas que vieram só para competir ficaram um pouco prejudicados em termos de classificação pelo que organização tem o dever de apresentar aqui as mais sinceras desculpas, apesar de estas situações serem muito comuns neste tipo de competições e até no desporto de alta competição incluindo os próprios jogos olímpicos. Contribuíram claramente para esta situação várias situações estranhas a organização surgidas no decorrer da prova e que não puderam ser evitadas e omitidas. Onde por exemplo no decorrer da prova faleceu um familiar se vários colaboradores e conterrâneo ex. voluntário e colaborador de garra em todos os eventos anteriores,Joaquim Augusto Silvestre Marques “ O Quim “ para os amigos foi vitima de doença prolongada e grave marcou pela negativa esta grande iniciativa, pois alguns colaboradores que cumpriam funções estratégicas e de apoio a prova abandonaram a prova de imediato que é compreensível.Conclusão toda esta panóplia de acontecimentos impediu a concretização com sucesso da parte competitiva, que se fossemos rigorosos deveria levar a anulação da prova.
Alguns aspectos positivos a salientar, a compreensão de muitos participantes para as insuficiências detetadas. Este ano conseguimos o registo no google maps dos tracks podendo os mesmos serem utilizados por quem tem gps, foi possível treinar no percurso nos dias que antecederam a prova ,a apresentação dos pórticos os brindes o convívio e a ementa do almoço que este ano foi servido a mesa para comodidade dos esforçados atletas , os patrocínios e parcerias das águas de Santarém da cms da scalabisport, da cma dos bombeiros voluntários de Pernes dos bombeiros municipais de Alcanena da Rádio Pernes , da Zona 55/ revista o praticante, das empresas Decatlhon, W shopping, moagem Pitorro S.A. , Unicer, Pneusol, António Brites, Edmart, Carlos Oliveira, café Alviela, café Marcelino e Talho Mimo entre outros. Obrigado a todos e até para o ano 16º edição dos TRILHOS DO ALVIELA .

Vaqueiros, 26 de Julho de 2013
Firmino Oliveira

Sem comentários: